Esta semana tivemos alguns convidados e contamos com a presença de Asier Mateo na Watch Garage para apresentar pessoalmente o novo modelo da marca.

Para quem ainda não conhece, a Lebond é uma marca de relogios sediada em Barcelona e cujos relogios são desenhados por arquitetos vencedores do prémio Pritzker, o mais alto galardão mundial para arquitetura. Fazem parte da exposição permanente na Watch Garage e os dois primeiros relogios da marca são por coincidência desenhados por dois dos mais conhecidos arquitetos nacionais e vencedores do referido prémio, Eduardo Souto de Moura e Siza Vieira.

Este terceiro modelo é lançado em 2026, ano em que se celebra o centenário da morte de uma das figuras mais influentes da historia da arquitetura, Antoni Gaudí, e foi de facto um dos seus projectos que serviu de inspiração a Asier Mateo para o desenho deste novo modelo.
O projecto Hotel Attraction foi desenhado por Gaudí em 1908 e iria alterar para sempre o horizonte de Nova Iorque caso tivesse sido construído, na altura seria também o edifício mais alto do mundo. Por diversas razões o projecto não avançou e o Hotel Attraction nunca foi construído.

Asier Mateo, também ele arquitecto de profissão, pegou nos esboços desse projecto e desenhou um relógio de linhas muito clean, com muitas superficies arredondadas e conseguindo manter o DNA da Lebond bem expresso nos detalhes e na qualidade de acabamentos.

Com um tamanho de 38mm, numa caixa de titânio grau 5, o Lebond Attraction é movido por um ETA 2892-A2 que trabalha a uma frequência de 28,800 bph e tem um excelente acabamento com parafusos azuis, Geneva stripes e perlage. Muita atenção ao detalhe inclusive no fecho de báscula, também ele construído integralmente em titânio grau 5.

Ao vivo, o mostrador adquire um aspecto tri-dimensional com vários círculos em diferentes níveis do mostrador que jogam com os ponteiros sendo que o ultimo circulo apesar de não servir como contador de segundos pois não tem qualquer marca, serve para percebermos que o relógio está a trabalhar de uma forma muito subtil pois apenas o escovado desta peça permite que nos apercebamos do movimento. O Attraction mantém a elegância dos modelos anteriores, muito finos, com um tamanho que serve a todos, mas com uma maior ergonomia. A maneira como assenta no pulso, a leveza do conjunto, a elegância das superfícies curvas tornam este modelo talvez o mais consensual de todos até agora.
Para os convidados que tiveram a oportunidade de experimentar aqui o relógio a opinião foi unânime, surpreendente!



Dentro de 4 a 6 semanas teremos aqui expostos em permanência na Watch Garage os Lebond Attraction para todos poderem vir conhecer pessoalmente.
Até breve
